COMUNICAÇÃO ORAL
EIXO TEMÁTICO: Inclusão na Educação Superior
Sala: CONQUISTA
Coordenador: Claudeson Vilela de
Oliveira (UFAL)
CÓDIGO DO
TRABALHO
|
TÍTULO TRABALHO
|
AUTOR
|
004
|
INCLUSÃO
DECENTE SEM QUALIFICAÇÃO DOCENTE? A ausência de formação docente para
inclusão no ensino superior jurídico nas faculdades de direito de Maceió.
|
*Fabiana de Moura Cabral Malta (UFAL)
*Edna Cristina do Prado (UFAL)
|
022
|
INCLUSÃO
NO ENSINO SUPERIOR: um novo olhar
|
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
*Maria Quitéria da Silva (UFAL)
|
026
|
UMA
BREVE ANÁLISE DO DOCUMENTO QUE ORIENTA A AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE NOS
CURSOS DE GRADUAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
|
*Claudeson Vilela de Oliveira (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
|
030
|
A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE
ACESSIBILIDADE DA UFAL: contribuições para a inclusão de pessoas com
deficiência no ensino superior
|
*Rosiane Oliveira de Amorim (UFAL)
*Stephanie Pimentel Gomes (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
|
COMUNICAÇÃO ORAL
EIXO TEMÁTICO: Atendimento Educacional Especializado
Sala: COLABORAÇÃO
Coordenador: Elisangela Leal de
Oliveira Mercado (UFAL)
CÓDIGO DO TRABALHO
|
TÍTULO TRABALHO
|
AUTOR
|
002
|
A
HISTÓRIA CONTADA PELOS PROFESSORES: da classe especial à sala de recursos
multifuncional na rede municipal de Maceió.
|
*Elisangela Leal de Oliveira Mercado (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
|
005
|
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: Murici em
foco
|
*Maria Amélia da Silva Viana
(UNASUR)
*Márcia Rafaella Graciliano dos
Santos Viana (IFAL)
|
008
|
O
USO DO LÚDICO NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO NAS SALAS DE ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
|
*José Affonso Tavares
Silva (U.
M. E Bráulio Cavalcante)
*Cícera Maria de Oliveira
(FASVIPA)
|
033
|
AVALIAÇÃO
DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DO(A) ALUNO(A) DAS SALAS DE RECURSOS
MULTIFUNCIONAIS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MACEIÓ/ALAGOAS
|
*Adélia Maria Roque da Silva (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
|
Sala: MOTIVAÇÃO
Coordenador: Marcia Lúcia Nogueira de Lima Barros (UFAL)
CÓDIGO DO TRABALHO
|
TÍTULO TRABALHO
|
AUTOR
|
001
|
EDUCAÇÃO
INCLUSIVA: verdades e utopias no ensino fundamental
|
*Tífani Brito de Lima (Colônia
Leopoldina – AL)
|
003
|
UMA
REFLEXÃO SOBRE OS SENTIDOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LIBRAS NO CURSO DE
LETRAS LICENCIATURA A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM ESPANHOL
|
*Fábio
Rodrigues dos Santos (UFAL)
|
010
|
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO DA REDE ESTADUAL DE MACEIÓ/AL
|
*Layana Ribeiro Araújo (UFAL)
*Neiza de Lourdes
Frederico Fumes (UFAL)
|
011
|
FORMAÇÃO
DE PROFESSOR (A) E INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO
INFANTIL: breves considerações sobre as pesquisas
|
*Girlenis
da Silva Batista (FERA-Ceará)
*Rita de Cácia
Souza Santos
(UFS)
|
025
|
FORMAÇÃO
DOCENTE COM ÊNFASE NA ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA: diálogo
entre escola, universidade e TRATE
|
*Elizete
Santos Balbino (UNEAL)
*Amanda
Magalhães Barbosa (UNEAL)
*Jaqueline da
Cruz Zacarias
(UNEAL)
|
032
|
FORMAÇÃO
DO PROFESSOR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO DO ALUNO COM
DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE ALAGOAS
|
*Francine
de Fátima Lima Batista (UFAL)
*Soraya
Dayanna Guimarães Santos (UFAL)
*Neiza
de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
|
038
|
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À
DOCÊNCIA (PIBID): EDUCAÇÃO ESPECIAL -TRANSFORMANDO O CONTEXTO ESCOLAR
|
*Marcia Lúcia Nogueira de Lima Barros (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
|
009
|
A SÍNDROME DE ASPERGER E A INCLUSÃO ESCOLAR
EM CONTEXTOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
(PIBID)
|
*Marily
Oliveira Barbosa (UFSCAR)
*Marcia
Lúcia Nogueira de Lima Barros (UFAL)
*Neiza
de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
|
EIXO TEMÁTICO: Práticas
Educativas e Inclusão
Sala: DETERMINAÇÃO
Coordenador: Viviane Nunes Sarmento (UFAL/UFRPE)
CÓDIGO DO TRABALHO
|
TÍTULO TRABALHO
|
AUTOR
|
006
|
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E OS
BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO VÔLEI SENTADO
|
*Márcia
Rafaella Graciliano dos Santos Viana (IFAL)
*Lucas
Tavares dos Santos Chaves (CESMAC)
*Thalles
Albert Jarsen de Melo Santos Pereira (CESMAC)
|
007
|
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO
DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SURDEZ
|
*Maria
Amélia da Silva Viana (UNASUR)
*Márcia
Rafaella Graciliano dos Santos Viana (IFAL)
|
019
|
O PROCESSO DE
IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS
(NAPNE) DO IFS\CAMPUS GLÓRIA
|
*Danise Vivian Gonçalves dos Santos (IFS)
*Beatriz
Francisca Souza Fonseca (IFS)
*Iranilde
dos Santos Rocha Souza (IFS)
|
020
|
PRIMEIRA
TURMA DO CURSO DE LIBRAS NO ALTO SERTÃO SERGIPANO: uma ação do NAPNE do
IFS/Campus Glória
|
*Iranilde
dos Santos Rocha Souza (IFS)
*Beatriz Francisca Souza
Fonseca (IFS)
*Danise Vivian Gonçalves dos Santos (IFS)
|
034
|
LÍNGUA COM IMAGEM E CONTEXTO: a tecnologia a favor da aquisição de
Libras do aluno surdo
|
*Viviane Nunes Sarmento (UFAL/UFRPE)
*Wender
Paulo de Almeida Torres (UFRPE)
*
Adriele
Virginia do Nascimento Feitosa (UFRPE)
|
035
|
L’ EP ́ EE: uma ferramenta computacional para aquisição de Libras em
pessoas surdas
|
*Fagner
Luiz Pulça de Barros (UFRPE)
*Rian
Gabriel S. Pinheiro (UFRPE)
*Viviane Nunes Sarmento (UFAL/UFRPE)
|
037
|
A
VOZ DAS MÃOS: O USO DO APLICATIVO HAND TALK NA CONSULTA DE PRÉ-NATAL COM UMA
GESTANTE SURDA
|
*Francisco
Joilsom Carvalho Saraiva (FAL)
*Reinaldo
dos Santos Moura (SEUNE)
*Rose Fabiana de
Medeiros dos Santos (SEUNE)
|
EIXO TEMÁTICO: Práticas
Educativas e Inclusão
Sala: PERSISTÊNCIA
Coordenador:
Flávio
Anderson Pedrosa de Melo (IFAL/UFSCAR)
CÓDIGO DO TRABALHO
|
TÍTULO TRABALHO
|
AUTOR
|
015
|
INCLUSÃO
SOCIAL DE EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO
CAMPUS AC SIMÕES - UFAL
|
*João Marcos Francisco Sampaio (UFAL)
*Elaine Cristina Pimentel Costa (UFAL)
|
018
|
DESENVOLVENDO
METODOLOGIAS COM JOGOS PARA ALFABETIZAR ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E
BAIXA VISÃO
|
*Etiene
de Andrade Tenório (UFAL)
*Marcia
Lúcia Nogueira de Lima Barros (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
|
021
|
CINE DEBATE ACESSIBILIDADE: facilidades e dificuldades
para a criação de condições de acessibilidade comunicacional
|
*Ana
Karina Morais de Lira (UFPE)
|
024
|
PROJETO
ALÉM DAS RODAS: a prática do handebol em cadeira de rodas em Maceió - Alagoas
|
*Lucas Roberto dos Santos (UFAL)
*Maria Natálha Gomes da Silva (UNCISAL)
*Renato Vitor da Silva Tavares (UFAL)
*Flávio Anderson Pedrosa de Melo (IFAL/UFSCAR)
|
027
|
ADAPTAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
|
*Mércia
Cristina Cipriano dos Santos (UFAL)
*Marcia Lúcia
Nogueira de Lima Barros (UFAL)
*Neiza de
Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
|
031
|
INCLUSÃO EDUCACIONAL
|
*Sivaneide
Alves Lima (BOM CONSELHO-PE)
|
EIXO TEMÁTICO: Práticas
Educativas e Inclusão
Sala: POTENCIALIDADES
Coordenador:
Ivanise Gomes de Souza Bittencourt (UFAL)
CÓDIGO DO TRABALHO
|
TÍTULO TRABALHO
|
AUTOR
|
012
|
EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DO SUJEITO COM
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: uma revisão sistemática sobre as suas
narrativas
|
*Ivanise
Gomes de Souza Bittencourt (UFAL)
*Neiza
de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
|
014
|
ADAPTAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA
INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA: um estudo de caso
|
*Dijehane
Nascimento de Gusmão (FAL)
*Karine
Barros da Silva
(FAL)
*Wemyclênia
lira dos Santos
(FAL)
|
016
|
A
CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA –
TEA: um estudo com base na teoria psicanalítica
|
*Mirelly
Karlla da Silva
(UFAL)
*Elizete
Santos Balbino
(UFAL)
|
017
|
A
IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
– TEA: estratégias educativas adaptadas
|
*Mirelly
Karlla da Silva
(UFAL)
*Elizete
Santos Balbino
(UFAL)
|
023
|
APRENDIZAGEM
E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: experiências vivenciadas através do
projeto ABC do
TRATE
|
*Myllenna de Oliveira Santos (UNEAL)
*Jaqueline da Cruz Zacarias (UNEAL)
*Amanda Magalhães Barbosa (UNEAL)
|
036
|
RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS
INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS DA EQUOTERAPIA EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
|
*Helyne Quirino de Oliveira (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico
Fumes
(UFAL)
*Valdênia Alves Dias Moura (AEA)
|