1 de dezembro de 2015

TRABALHOS APROVADOS PARA COMUNICAÇÃO ORAL - VI ENCONTRO ALAGOANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA/ I ENCONTRO NORDESTINO DE INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

COMUNICAÇÃO ORAL
EIXO TEMÁTICO: Inclusão na Educação Superior
Sala: CONQUISTA

Coordenador: Claudeson Vilela de Oliveira (UFAL)

CÓDIGO DO
TRABALHO
TÍTULO TRABALHO
AUTOR
004



INCLUSÃO DECENTE SEM QUALIFICAÇÃO DOCENTE? A ausência de formação docente para inclusão no ensino superior jurídico nas faculdades de direito de Maceió.
*Fabiana de Moura Cabral Malta (UFAL)
*Edna Cristina do Prado (UFAL)
022
INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: um novo olhar
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
*Maria Quitéria da Silva (UFAL)

026
UMA BREVE ANÁLISE DO DOCUMENTO QUE ORIENTA A AVALIAÇÃO DA ACESSIBILIDADE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
*Claudeson Vilela de Oliveira (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)

030

A EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE DA UFAL: contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior

*Rosiane Oliveira de Amorim (UFAL)
*Stephanie Pimentel Gomes (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)



COMUNICAÇÃO ORAL
EIXO TEMÁTICO: Atendimento Educacional Especializado
Sala: COLABORAÇÃO    

Coordenador: Elisangela Leal de Oliveira Mercado (UFAL)

CÓDIGO DO TRABALHO
TÍTULO TRABALHO
AUTOR
002
A HISTÓRIA CONTADA PELOS PROFESSORES: da classe especial à sala de recursos multifuncional na rede municipal de Maceió.
*Elisangela Leal de Oliveira Mercado (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)

005
SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: Murici em foco 
*Maria Amélia da Silva Viana (UNASUR)
*Márcia Rafaella Graciliano dos Santos Viana (IFAL)

008
O USO DO LÚDICO NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO NAS SALAS DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
*José Affonso Tavares Silva (U. M. E Bráulio Cavalcante)
*Cícera Maria de Oliveira (FASVIPA)

033
AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DO(A) ALUNO(A) DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE MACEIÓ/ALAGOAS
*Adélia Maria Roque da Silva (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)


EIXO TEMÁTICO: Formação de Professores e Inclusão
Sala: MOTIVAÇÃO 

Coordenador:  Marcia Lúcia Nogueira de Lima Barros (UFAL)

CÓDIGO DO TRABALHO
TÍTULO TRABALHO
AUTOR
001
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: verdades e utopias no ensino fundamental
*Tífani Brito de Lima (Colônia Leopoldina – AL)

003
UMA REFLEXÃO SOBRE OS SENTIDOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LIBRAS NO CURSO DE LETRAS LICENCIATURA A DISTÂNCIA COM HABILITAÇÃO EM ESPANHOL

*Fábio Rodrigues dos Santos (UFAL)

010
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DA REDE ESTADUAL DE MACEIÓ/AL

*Layana Ribeiro Araújo  (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
011
FORMAÇÃO DE PROFESSOR (A) E INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: breves considerações sobre as pesquisas
 
*Girlenis da Silva Batista (FERA-Ceará)
*Rita de Cácia Souza Santos (UFS)
025
FORMAÇÃO DOCENTE COM ÊNFASE NA ALFABETIZAÇÃO E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM TEA: diálogo entre escola, universidade e TRATE
*Elizete Santos Balbino (UNEAL)
*Amanda Magalhães Barbosa (UNEAL)
*Jaqueline da Cruz Zacarias (UNEAL)
032
FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACE À INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DE ALAGOAS
*Francine de Fátima Lima Batista (UFAL)
*Soraya Dayanna Guimarães Santos (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)

038
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): EDUCAÇÃO ESPECIAL -TRANSFORMANDO O CONTEXTO ESCOLAR

*Marcia Lúcia Nogueira de Lima Barros (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)

009
A SÍNDROME DE ASPERGER E A INCLUSÃO ESCOLAR EM CONTEXTOS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

*Marily Oliveira Barbosa (UFSCAR)
*Marcia Lúcia Nogueira de Lima Barros (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)

EIXO TEMÁTICO: Práticas Educativas e Inclusão
Sala: DETERMINAÇÃO
Coordenador: Viviane Nunes Sarmento (UFAL/UFRPE)

CÓDIGO DO TRABALHO
TÍTULO TRABALHO
AUTOR
006
PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA E OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO VÔLEI SENTADO
*Márcia Rafaella Graciliano dos Santos Viana (IFAL)
*Lucas Tavares dos Santos Chaves (CESMAC)
*Thalles Albert Jarsen de Melo Santos Pereira (CESMAC)

007
O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PROCESSO DE INCLUSÃO DOS ALUNOS COM SURDEZ
*Maria Amélia da Silva Viana (UNASUR)
*Márcia Rafaella Graciliano dos Santos Viana (IFAL)

019
O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (NAPNE) DO IFS\CAMPUS GLÓRIA
*Danise Vivian Gonçalves dos Santos (IFS)
*Beatriz Francisca Souza Fonseca (IFS)
*Iranilde dos Santos Rocha Souza (IFS)
020
PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE LIBRAS NO ALTO SERTÃO SERGIPANO: uma ação do NAPNE do IFS/Campus Glória
*Iranilde dos Santos Rocha Souza (IFS)
*Beatriz Francisca Souza Fonseca (IFS)
*Danise Vivian Gonçalves dos Santos (IFS)
034
LÍNGUA COM IMAGEM E CONTEXTO: a tecnologia a favor da aquisição de Libras do aluno surdo
*Viviane Nunes Sarmento (UFAL/UFRPE)
*Wender Paulo de Almeida Torres (UFRPE)
* Adriele Virginia do Nascimento Feitosa (UFRPE)

035
L’ EP ́ EE: uma ferramenta computacional para aquisição de Libras em pessoas surdas
*Fagner Luiz Pulça de Barros (UFRPE)
*Rian Gabriel S. Pinheiro (UFRPE)
*Viviane Nunes Sarmento (UFAL/UFRPE)

037
A VOZ DAS MÃOS: O USO DO APLICATIVO HAND TALK NA CONSULTA DE PRÉ-NATAL COM UMA GESTANTE SURDA

*Francisco Joilsom Carvalho Saraiva (FAL)
*Reinaldo dos Santos Moura (SEUNE)
*Rose Fabiana de Medeiros dos Santos (SEUNE)
EIXO TEMÁTICO: Práticas Educativas e Inclusão
Sala: PERSISTÊNCIA
Coordenador: Flávio Anderson Pedrosa de Melo (IFAL/UFSCAR)

CÓDIGO DO TRABALHO
TÍTULO TRABALHO
AUTOR
015
INCLUSÃO SOCIAL DE EGRESSOS DO SISTEMA PRISIONAL PELA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPUS AC SIMÕES - UFAL

*João Marcos Francisco Sampaio (UFAL)
*Elaine Cristina Pimentel Costa (UFAL)

018
DESENVOLVENDO METODOLOGIAS COM JOGOS PARA ALFABETIZAR ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E BAIXA VISÃO
*Etiene de Andrade Tenório (UFAL)
*Marcia Lúcia Nogueira de Lima Barros (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)

021
CINE DEBATE ACESSIBILIDADE: facilidades e dificuldades para a criação de condições de acessibilidade comunicacional

*Ana Karina Morais de Lira (UFPE)

024
PROJETO ALÉM DAS RODAS: a prática do handebol em cadeira de rodas em Maceió - Alagoas
*Lucas Roberto dos Santos (UFAL)
*Maria Natálha Gomes da Silva (UNCISAL)
*Renato Vitor da Silva Tavares (UFAL)
*Flávio Anderson Pedrosa de Melo (IFAL/UFSCAR)
027
ADAPTAÇÃO DE JOGOS E ATIVIDADES PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

*Mércia Cristina Cipriano dos Santos (UFAL)
*Marcia Lúcia Nogueira de Lima Barros (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)


031
INCLUSÃO EDUCACIONAL

*Sivaneide Alves Lima (BOM CONSELHO-PE)

EIXO TEMÁTICO: Práticas Educativas e Inclusão
Sala: POTENCIALIDADES

Coordenador: Ivanise Gomes de Souza Bittencourt (UFAL)

CÓDIGO DO TRABALHO
TÍTULO TRABALHO
AUTOR
012
EXPERIÊNCIAS ESCOLARES DO SUJEITO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: uma revisão sistemática sobre as suas narrativas
*Ivanise Gomes de Souza Bittencourt (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)

014
ADAPTAÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA INCLUSÃO DO ALUNO AUTISTA: um estudo de caso
*Dijehane Nascimento de Gusmão (FAL)
*Karine Barros da Silva (FAL)
*Wemyclênia lira dos Santos (FAL)

016
A CONSTITUIÇÃO DA LINGUAGEM DA CRIANÇA COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA: um estudo com base na teoria psicanalítica

*Mirelly Karlla da Silva (UFAL)
*Elizete Santos Balbino (UFAL)

017
A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR FRENTE AO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA – TEA: estratégias educativas adaptadas
*Mirelly Karlla da Silva (UFAL)
*Elizete Santos Balbino (UFAL)


023
APRENDIZAGEM E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA - TEA: experiências vivenciadas através do projeto ABC do TRATE

*Myllenna de Oliveira Santos (UNEAL)
*Jaqueline da Cruz Zacarias (UNEAL)
*Amanda Magalhães Barbosa (UNEAL)

036
RELATO DE EXPERIÊNCIA: AS INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS DA EQUOTERAPIA EM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
*Helyne Quirino de Oliveira (UFAL)
*Neiza de Lourdes Frederico Fumes (UFAL)
*Valdênia Alves Dias Moura (AEA)


Arquivo do blog